Entrevista - Rita Ribeiro

julho 01, 2009

Rita Ribeiro, uma das grandes cantoras que temos o orgulho de ter aqui no Brasil, nos concedeu uma rápida entrevista para comentar sobre a carreira e também sobre a gravação do seu DVD, Tecnomacumba, show visto por mais de 100 mil pessoas no Brasil inteiro.

Rita, contou pra gente particularidades do projeto de sucesso Tecnomacumba, o album mais vendido, até hoje da história da gravadora Biscoito Fino além do papo rodar sobre religiões, preconceitos, espectativas, cultura e claro sobre o DVD... Acompanhe...


THE NECESSAIRE - Você tem algum tipo de medo de ficar presa no projeto Tecnomacumba, uma vez que ele já tem mais de 5 anos de existência?

RITA RIBEIRO - De forma alguma. Não tenho preocupação com isso, não é a questão. Sou uma pessoa extremamente consciente do que faço e sei os caminhos que tenho que trilhar na minha carreira, o Tecnomacumba é apenas mais um deles. E é caminha importantissimo, um projeto que é um divisor na minha carreira e ampliou bastante o meu público e foi atravez de um projeto que valoriza a cultura brasileira. Eu tenho muito orgulho de estar com um projeto a 6 anos, um projeto que tem força própria, um projeto com destaque, que tem um interesse ainda forte e constante e do público que me conhece, que já ouviram falar. Não me preocupa. Paralelo eu tenho projetos acontecendo a minha carreira...


RR - Extamente! O projeto do meu 5° disco, O (Sub)urbano Coração. Ele só tá confirmando uma história que foi feita "a fogo de lenha", com muito esmeiro, com calma, e tá acontecendo tudo no momento certo, não tenho nenhum medo quanto a isso.


TN - E depois do lançamento do DVD. O Tecnomacumba continua ou é um encerramento da turnê com "chave de ouro"?
RR - Eu tinha encerrado oficialmente a turnê do Tecnomacumba em 2007. Lancei o disco em 2006 e em 2007 segui com o shows e resolvi encerrá-lo e tava dado por encerrado, só que eu tô sempre recebendo convites para fazer esse show, principalmente aqui no Brasil e agora alguns de fora. Eu só tinha 2 opções: ou encerro de vez ou continuo dando seguimento até porque tem algumas cidades que não tiveram oportunidade de ver e sempre nos mandam emails e etc. Aí pensei: "quer saber? Eu vou dar continuidade a ele. É um projeto específico, independente de ficar 'presa' a ele. Eu só vou dar seguimento. E tanto dei seguimento que acabou dando nessa nova iniciativa que é a gravação do DVD, que eu já queria fazer antes do disco ir para estúdio, que eu já queria fazer o DVD que somente agora em parceria com do meu selo, Manaxica Produções, com o canal Brasil é que a gente vai conseguir realizar. Ou seja: eu encerrei e ao mesmo tempo não encerrei. Se ele não é pra se encerrar, se as pessoas ainda querem (...) Como eu te falei anteriormente, ele tem uma história própria, uma força que caminha, eu tenho vontade de levar pra fora pro Brasil. O que eu quero deixar claro é que não estou presa e muito menos a minha carreira a este assunto especificamente. Ele é um assunto forte e vibrante por ele mesmo, pela própria história da musica brasileira e da nossa cultura, então ele se faz presente naturalmente.

TN - E ele já fala por si só, né?
RR - Exatamente! Essa é a frase!

TN - O tema religião é muito complicado, Macumba então, mais ainda. Rolou algum tipo de preconceito, dificuldade na divulgação do disco, em rádios, shows...
RR - Essa história do preconceito sobre os termos e a cultura é algo que já acompanha o povo brasileiro há muito tempo, afinal de contas a cultura negra brasileira ela foi por cem anos oprimida, ela foi escravizada. O negro sobreviveu no Brasil com muita luta, muita vontade, com muita consciência da sua própria história, da sua própria cultura, então por isso que ele se manteve forte e ele conseguiu colaborar com vários aspectos na formação do povo brasileiro. È lógico que aqui ou acolá, sempre tem uma pessoa que diz que não faz, que não gosta, que isso é feio, que isso é maldade... Na minha opinião por pura ignorância e falta de conhecimento! A maldade está na intenção que você faz as coisas. Estamos em um período assegurado pela constituição brasileira o direito da crença, então se você quer ser evangélico, católico, macumbeiro é um direito seu! O movimento do Candomblé e da Umbanda no Brasil vai muito além do conhecimento geral das pessoas. As pessoas não têm noção das entidades que cuidam disso, dos grandes terreiros, das grandes personalidades que falam da cultura negra e em especial da religiosidade africana, a coisa é extremamente séria! As pessoas têm que abrir os olhos e os ouvidos, ou seja, ampliar sua visão de que isso é importante e faz parte também da nossa história. O preconceito surgiu sim, gente que não queria se aproximar, por quê? Porque o termo "macumba" ficou associado à coisa negativa. Fazer macumba é fazer maldade! Eu não penso assim. Eu fui lá me enformar junto com [Luiz da] Câmara Castudo o significado da palavra macumba, que deu origem ao nome do intrumento "reco-reco" famoso no samba brasileiro. Quando você se intera das coisas e se informa maior do assunto ela perde essa coisa pequena, quase medíocre de achar que é mal, bom as pessoas tem que ver as coisas de uma coisa mais ampla. Tem que se informar, estudar, pesquisar... E valorizar, acima de tudo, o que é nosso! Eu nunca dei muita importância a esse preconceito, porque se eu fosse dar importância pra isso o projeto não teria 6 anos de existência, com o aval de vários artistas brasileiros, que já passaram por esse projeto como Ney Matogrosso, Beth Carvalho...

TN - E como vai ser agora com a presença de Bethânia na gravação do DVD que é um grande nome da nossa música?
RR - Agora eu acho que realmente a coisa se conságra de uma forma absoluta, uma vez que [Maria] Bethânia é uma figura que eu tenho uma grande admiração e respeito pela a artista que ela é por uma mulher que sempre valorizou o trabalho dela e acima de tudo, a cultura no Brasil e ele sempre teve a consciência da nossa força cultural e ela está sempre fazendo projetos que evidenciem realmente a nossa cultura, então acho que isso é uma forma de validação do trabalho.




E para acompanhar agora todo o talento de Rita Ribeiro, basta comparecer ao VivoRio nessa sexta às 22h e curtir a gravação de um dos DVDs mais esperados da MPB - TECNOMACUMBA.


Links:

2 falaram:

Unknown disse...

Parabéns pela entrevista. Realmente o 'Tecnomacumba' será sempre um divisor na carreira de Rita, e um divisor daqueles que a gente não esquece. Que este projeto perpetue mais e mais.

Em tempo: A gravação do DVD será na sexta-feira dia 03. abçs

Yukito Tsukishiro disse...

http://www.4shared.com/file/114491120/e6b2df69/0626170200.html

pra quem quiser ouvir a entrevista!!!!